terça-feira, 5 de outubro de 2010

E deu Tiririca!

Eu me confesso um ingênuo. Não um ingênuo que não crê na maldade humana. Cinquenta e dois anos de vida já enterraram definitivamente esta noção. Nem tampouco um ingênuo que crê em um sistema perfeito. Meus últimos anos deram conta desta fantasia. Mas me considero um ingênuo no sentido de crer que as coisas podem dar certo… ou talvez pelo menos o contrário: que algo esteja tão ruim, que não pode ficar pior. No fundo tenho (ou tinha) ainda um resquício de crer no bom senso da coletividade.

Não conheço o ilustre deputado federal recém eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca. Não tenho nenhuma prova de que bem ou mau intencionado. Alguns afirmam até que não nem de longe o mais nocivo dos eleitos. Mas há um tom de piada de mau gosto em tudo isso. Mesmo que eu ignore seu lema “Vote em Tiririca, pior que ta não fica!” ou sua frase de campanha “Você sabe o que faz um deputado federal? Nem eu, vote em mim que eu te conto.” Ainda assim é difícil aceitar que o nobre deputado trará clareza ou lucidez à câmara federal.

Neste domingo de votação Ana Paula, Raquel e eu viajamos por cerca de 4 horas para poder cumprir nosso dever cívico. Tenho convicções fortes contra aborto e promoção da homosexualidade, assim não poderia me furtar de participar. No entanto, minha surpresa e decepção (talvez mais um passo na cura de minha ingenuidade) é que Tiririca teve mais de um milhão e trezentos mil votos. Tenho dificuldade, mesmo diante de tantos eleitores assim, em crer que esta parcela significativa da população confie em sua capacidade como legislador. Tenho de me deparar então com a pergunta do que isso significa: Será mera ironia ou ceticismo quanto ao nosso sistema de governo? Será um movimento de protesto? Será um vale tudo onde já que todo mundo rouba, pelo menos vou votar em quem me diverte? Ou será, me assusto com isso, que ele representa o que realmente quer nosso povo?

Seja lá o que for, percebo um novo congresso altamente tendencioso ao atual governo. Caso a candidata deste governo seja eleita em segundo turno, haverá uma conjuntura em que poderão, potencialmente, alterar grande parte da constituição. Mas não se preocupem, dirão alguns, teremos Tiririca e Romário lá para equilibrar os desvarios dos mais ousados… Diante disso tudo me pergunto se vale o dito popular que “cada povo tem o governo que merece”, ou se Deus resolveu deixar nosso país sofrer as conseqüências de suas escolhas. Uma coisa tenho certeza, o outro ditado famoso: “Vox populi, Vox Dei”, realmente não é verdadeiro. Pelo menos terei o consolo de saber pelo palhaço Tiririca o que faz um deputado federal…

do eleitor que deve ter cara de palhaço...

Um comentário:

  1. Pois é, nao acompanhei muito de perto a trajetória do em breve deputado, e nao tinha ouvido ainda as barbaridades da campanha. Ainda tenho a impressao de que foi uma piada em massa que deu errado... Alguém pensou "só pra zoar, vou votar no Tiririca", e aí outros 1,3 milhoes acabaram fazendo o mesmo, e... bom, a piada nao deu muito certo. Ou deu, e era esse o objetivo, sei lá. =P
    Abracos, pai. Sabedoria pra vocês aí, que votarao de novo no dia 31.

    ResponderExcluir