quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Entre Demônios e Golpistas

Desde pequeno tenho sido avisado que alguns conflitos são “briga de cachorro grande”. Apesar dos meus 185 cm de altura e “quase” 100 quilos (resta saber em que sentido se dirige o quase) não me considero cachorro grande em quase nenhuma área. A partir desta perspectiva, como reagir à interminável enxurrada de e-mails, vídeos “gentilmente” enviados para sua caixa sempre com alguma ressalva do tipo “isso é seríssimo”, “repasse a todos seus contatos” ou “precisamos fazer alguma coisa”. Me refiro aos e-mails em que ficamos (nós cachorros menores) entre demônios e golpistas.

Por um lado alguns afirmam com revelações surpreendentes (embora com pouca ou nenhuma preocupação com comprovar ou sequer mencionar fontes). Em algumas mensagens sou informado  que há uma conspiração demoníaca em que votar na Dilma significa permitir que o maior sacerdote satanista assuma o controle do Brasil. Em outra uma pessoal supostamente sério afirma sem dúvidas que as urnas eletrônicas estão preparadas para dar uma vitória de 75% aos candidatos de esquerda (aliás hoje há outra posição além de esquerda?). Meu maior medo é que o Tiririca assuma o governo (talvez não seja o pior, mas seu gosto musical é horroroso… imagina ele apresentando uma versão sua do hino nacional!).

Por outro lado uma série de posicionamentos que parecem ser totalmente alérgicos a qualquer crítica que seja dirigida ao governo, a qualquer questionamento feito à sua santidade (é este o tratamento atual, não?) ao presidente da República. Tudo que se fala contra o governo é sempre um golpe das elites  descritas como recalcadas, cruéis e intolerantes… Tendo estudado em um programa de pós graduação na PUC de São Paulo em uma época em que PT ainda era oposição me lembro bem de como era arriscado social e academicamente posicionar-se contra a perspectiva marxista vigente.

Não quero minimizar a seriedade das questões levantadas nem por um lado nem por outro. Os extremos não merecem mais do que chacota, mas sei que muita gente séria e equilibrada têm se debruçado sobre estas questões. Quero apenas registrar como me sinto, como um cidadão relativamente bem informado (resta saber se a informação que recebo é legítima ou verdadeira) e não totalmente destituído de inteligência. Afirmo, após ler o PNDH3 (sim, tomei o tempo para ler tudo aquilo…), que não desejo aquilo tudo para o meu país. Assim, tateando no meio de tanta informação (e confusão) vou tomando minhas decisões. Mas no fundo, no fundo, anseio mais e mais pelo Reino de Deus!

Um abraço de cachorro pequeno!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog cara... bem legal... virei leitor! valeu!

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel.
    Acho que expressaste o sentimento de muitos de nós. A questão... Precisamos no posicionar, e realmente a enxurrada de informações, do contrário que parece, não é o suficiente para um posicionamento saudável.
    Abração.
    Gio

    ResponderExcluir
  3. Oi pai!

    Verdade, né? Tem tanta informacao rodando... Eu, aqui de longe, estou bastante perdida quanto a essas eleicoes. Nao poderei votar, e nao sei se me sinto triste ou aliviada por isso. O fato é que, eu votando ou nao, o próximo presidente será escolhido em breve. Eu assisto de longe... E no fim das contas fico contigo - "venha a nós o Seu Reino"...

    Abracao, pai.

    ResponderExcluir