quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pelo direito à tristeza!

Ninguém se preocupe, não deixei minha franja crescer, nem estou usando roupas escuras, muito menos calças justas (seria uma visão aterradora!). Em resumo não virei emo. No entanto quero lançar meu protesto, pensei até em lançar o MSDT (movimento dos sem direito à tristeza), mas preferi uma via mais tranqüila…

Confesso que fiquei triste com o resultado da eleição (calma, calma, peço aos simpatizantes da presidente eleita uma moratória de julgamento…). Creio que, como cidadão, tenho o direito de ficar feliz ou triste, de ter esperança ou ficar preocupado. Pode ser, e sinceramente espero que sim, que minha tristeza seja infundada e que estejamos realmente avançando em nosso processo democrático. Esta seria uma das muitas vezes em que ficaria feliz em estar errado.

Me permitam aqui, no entanto, fundamentar minha tristeza, ainda que sob a perspectiva dos “vitoriosos” seja desinformada, equivocada ou quem sabe até estúpida. Não estou triste por “meu” candidato ter perdido. Certamente o candidato derrotado no segundo turno não representava meus sonhos de governo. Embora tenha meus momentos de ingenuidade não tinha uma postura maniqueísta (para vocês menos informados, embora se refira a um movimento religioso de origem persa, eu o uso no sentido mais moderno de polarizar um lado como bem e o outro como mau). Assim não creio que é a vitória das trevas contra a vitória da luz .

Durante a campanha todo candidato faz afirmações para agradar torcida, pois bem, vamos dar à presidente eleita este desconto. Resta ainda saber então qual sua proposta de governo. Tomei o tempo de ler o famoso (ou famigerado) PNDH3. Este não é um dossiê secreto encomendado por arapongas, papagaios ou tucanos… Na verdade é a proposta de mudanças do atual governo, à disposição de quem quiser (e tiver paciência de ler 267 páginas) para download no site do governo, do qual a presidente eleita afirma ser a mais fiel representante de continuidade.

Como já afirmei em outra postagem, o modelo proposto pelo PNDH3 não é o que eu gostaria de ver em meu país. Minha tristeza então não é por temer que a atual presidente eleita vá almoçar criancinhas, ou queimar igrejas. Minha tristeza é que o modelo de país que ela propõe se opõe ao cristianismo clássico em vários pontos! Se opõe quando propõe ações educativas visando a “desconstrução da heteronormatividade”, se opõe quando promove a descriminalização do aborto, se opõe quando promove o fim do “preconceito” com os profissionais do sexo e a regularização desta profissão, se opõe quando promove o controle dos meios de comunicação. Estes são temas claramente apresentados, não dependem de interpretação ou distorção de mentes reacionárias (como alguns concluiriam sobre minha pobre pessoa).

Minha palavra aos cristãos que se sentem ofendidos com respeito à minha tristeza (curioso, não é?, que alguém se ofenda com a tristeza, mesmo que iludida, de outros…) é, em primeiro lugar, pedir desculpas, pois minha intenção não é ofender. Em segundo lugar minha sugestão é que você leia com atenção a proposta de governo representada pelo PNDH3 (que o atual presidente afirma ter assinado sem ler!). Verifique se esta proposta representa aquilo que você gostaria de ver no Brasil no futuro. Caso seja, então estamos em paz e só nos resta esperar para ver se realmente teremos um país melhor à medida que a presidente eleita tenta colocar em prática esta proposta.

Enquanto isso, permaneço triste ao ver meu país caminhando em uma direção que não representa o que desejo para meu povo, meus filhos e netos. Como disse antes, este é mais um caso em que ficarei feliz caso minha perspectiva atual esteja equivocada.

Um abraço, mesmo triste!

4 comentários:

  1. Oi Daniel!

    Gosto muito de ler teu blog!
    Apesar de não ter ficado surpresa com o resultado das eleições, me identifico com o sentimento de tristeza.
    Também não compartilho da ingenuidade de pensar que o candidato que perdeu o segundo turno seria a solução dos nossos problemas.
    Entretanto, não fico confortável com a ideia de um governo que ficará, pelo menos, 12 anos no poder, com a maioria em praticamente tudo, com a oposição cada vez mais fraca, e, além disso, com o Tiririca na bancada política.

    Enquanto isso... aguardamos a Pátria Celestial. Longe dessa sujeira, mentira, hipocrisia e monte de promessas furadas.


    Abração pra vcs!

    Taísa

    ResponderExcluir
  2. Pelo direito a alegria a esperança.

    Dan, votei na Dilma olhando para os milhões de empregos que foram criados nos 8 anos de governo Lula, nos milhões de pessoas pobres que puderam ter acesso a bens e passeios que não tinham antes.

    Acho que a elite do nosso país, incluindo o candidato derrotado, queria voltar ao status dos anos de governo FHC, onde o presidente falava inglês e o povo não tinha emprego e passava fome.

    Posso quebrar a cara, mas estou feliz e com esperança de que o Brasil continue no mesmo rumo.

    abs

    Dario

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel,

    O que me assusta é a sutileza com a qual as coisas são feitas, mesmo que seja a de uma pata de rinoceronte batendo no chão antes do bote e, não apenas a igreja mas toda a população assiste a tudo de camarote, achando a coisa mais normal do mundo.

    Seus temores, que também são os meus, estão se confirmando.

    O quadro se formou. Não enxerga quem não quer.
    A sã doutrina?? Ahh...a sã doutrina...

    Muita religiosidade e pouca verdade sendo vivida nos dias de hoje.
    Se Jesus não voltar em breve, ainda seremos presos e, quem sabe, mortos por querer viver essa sã doutrina. Se Deus quiser!
    Maranata.

    Um abração (com saudades!!),

    Marquinhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog. Muito bom. Parabéns! Gostaria de fazer parceria. Você adiciona o meu banner no seu blog e eu adiciono o seu banner no meu blog. Caso se interessar deixe um comentário no meu blog. É só copiar o código do banner parceria.
    www.paulofabricio.com.br

    ResponderExcluir